Terreiro de Breque



Terreiro de Breque: o samba que ninguém esquece

O Terreiro de Breque é uma confraria de boêmios inveterados, reunidos para tocar e cantar o samba, especialmente em seus matizes menos explorados, como o samba de terreiro, o samba de breque e o sincopado. O grupo costuma se reunir ao ar livre ou em qualquer botequim genuíno, pela hora da madrugada carioca, perfazendo o mesmo caminho errante de tantos outros bambas. No repertório, sambas inéditos, muito lado B dos compositores mais famosos e músicas de autores menos conhecidos.

Oriundo do movimento momesco Fubá (Foliões Unidos do Bloco Alheio), o grupo formou-se no início de 2009 e tem promovido rodas de samba e ensaios abertos no centro histórico do Rio de Janeiro, em locais como o Morro da Conceição, a Lapa e arredores. O Terreiro de Breque fez apresentações nos projetos Ponto de Encontro, do Sindpd-RJ, Arte Jovem Brasileira, em Niterói (RJ), e Samba da Parreira, em no subúrbio carioca de Irajá; e, na última Virada Cultural de São Paulo, em casas tradicionais de cultura como a Casa das Rosas, o Carioca Bar e o Bar do Cidão. O Terreiro tem marcado presença ainda em rodas quinzenais no salão de sinuca e bar Bilhares Guanabara, localizado na Praça Tiradentes, considerada o primeiro reduto de vida noturna no Rio.

O grupo é formado por Fernanda Magá (voz), Zeh Gustavo (voz), Renan Sardinha (violão), Fernando Palhaço (cavaquinho), Flora Milito (percussão) e André Batata (percussão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário