Alvaiade



Nascido em 1913, no bairro de Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Alvaiade é mais um sambista, que como a maioria, teve uma infância difícil. Perdeu o pai aos cinco anos e aos treze já trabalhava como tipógrafo pra colocar comida em casa. aliás seguiu esse ofício por toda a vida até se aposentar. Desde pequeno já tinha a música como um meio de amenizar as dificuldades da vida... Tanto que aos treze anos (em 1926) compôs sua primeira musica em parceria com José Maria, chamada "O que vier eu traço" e que foi gravada por Ademilde Fonseca.

Foi também um bom jogador de futebol, atuando em alguns times como a Associação Atlética Portuguesa e no time da Portela... Foi nessa época que o Oswaldo dos Santos virou Alvaiade...

Em 1928, Paulo da Portela convidou Alvaiade para integrar a escola de samba "Vai Como Pode", que dentro de poucos anos se tornou a Portela. Alvaiade era um grande percussionista e também costumava acompanhar alguns sambas em seu cavaquinho. Com o tempo passou a integrar a ala de compositores da Portela, rendendo dois títulos à escola: o primeiro em 1924 com o enredo "A vida do samba" em parceria com Bibi e outro em 1947 com o samba "Honra ao mérito" em parceria com Ventura.

Cristina Buarque e Terreiro Grande cantam Embrulho que eu carrego (Alvaiade e Djalma Mafra) e Vida de Fidalga (Alvaiade e Chico Santana).

Nenhum comentário:

Postar um comentário