semba de firula

A palavra samba tem origem controversa. Contudo, parece derivada dos étimos angolanos semba ou samba, que, no quimbundo ou no umbundo, correspondem, respectivamente, a umbigada ou a estar animando ou excitado. Com influência dos ritmos afro-brasileiros, o grupo Semba de Firula homenageia grandes nomes do samba brasileiro, numa releitura das obras de compositores como Paulinho da Viola, Candeia, Ataulfo Alves, Cartola, Adoniran Barbosa, e de intérpretes, como a imortal Clara Nunes e a contemporânea Teresa Cristina. Sem deixar de lado o tradicional, o grupo também executa arranjos originais para sambas e maxixes (de autoria de compositores pernambucanos), composições próprias e canções de domínio público. Formado por Patrícia Solis (voz), Daniel Coimbra (cavaquinho), Rubem Amaral (violões), Cláudio Santana (Percussão) e Gilmar Santos (Percussão), o Semba de Firula traduz a paixão dos pernambucanos pelo samba, ijexá e outros ritmos afro-brasileiros. O Semba de Firula gravou recentemente um EP com quatro faixas, no estúdio Fábrica, e prepara um show com músicas de compositores pernambucanos e sambas de domínio público, além de composições próprias.

aqui uma das faixas no qual
faz parte do primeiro EP.

acalanto
(teresa cristina)

Em todo samba que faço
Tem espaço, eu ponho o mar
Em todo samba que faço
Tem espaço, eu ponho o mar
Mãe Oxum, me dá licença
Que eu gosto de navegar
Em todo samba que faço
Tem espaço, eu ponho o mar

Marinheiro, ê, marinheiro, á
Marinheiro, ê
Sol vai se perder no mar

Tu te lembras da partida
Acenaste um pano branco
Mãos ao ar, fala contida
Choro preso em acalanto
Deste as costas pra areia
Não voltaste nunca mais
E hoje eu rezo pra Sereia
Devolver a minha paz

Marinheiro, ê, marinheiro, á
Marinheiro, ê
Sol vai se perder no mar

Mãe do mar viu sofrimento
Que carrego na cantiga
E estancou o movimento
De toda forma de vida
Avistei meu marinheiro
Nos braços de Iemanjá
Construí minha cidade
Todinha em volta do mar

> download aqui
se gostarem, sugiro que adquira o álbum:
Contatos: Patrícia Solis (81) 8892.7770 ou 3491.9675
E-mail: sembadefirula_@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário