Leo Russo


Leonardo Russo, jovem cantor e compositor carioca, surpreende e revela que dom e talento não tem idade nem restrição. Já muito cedo, Leo ignorou os traços europeus se dedicando quase que exclusivamente ao Samba. Precoce, aos sete anos teve essa paixão detonada quando pediu de aniversário, não uma bicicleta, mas um CD de Samba. O destino quis e aos doze já freqüentava rodas, sob os olhares curiosos dos que observavam o menino de olhos claros, soltando a voz.

Seguindo o rastro dos tamborins, se identificou com uma trinca que se tornou seu grande tripé, base maior para outras influências. Três diferentes estilos, três gigantes da música Brasileira: Chico Buarque, João Nogueira, e Zeca Pagodinho. Tendo ao fundo outro fundo: O de Quintal, com o tom das grandes festas de Pagode. Conhecendo muito bem a obra de suas principais referências, Leo consegue de alguma maneira fazer lembra-las em seu trabalho, e ao mesmo tempo ser original. Sem nunca deixar de incluir seu repertório, baluartes como Cartola, Zé keti, Nelson Cavaquinho, Roberto Ribeiro, Paulinho da Viola, entre outros.

Estreou no palco aos Treze e muitas canjas depois, já colecionava um vasto, rico e sortido acervo de batuques em vinis, CDs e afins. Por osmose, e incentivo de todos à sua volta, Leo se dedicou também na arte de compor. E mais uma vez, não desapontou. Certa oportunidade, mostrou suas composições para o Maestro e produtor Rildo Hora, que já nas primeiras cantaroladas não se conteve: “ Ôpa, mas esse garoto aí é de verdade!”. Sugeriu então, a idéia do projeto. Com direção, produção, e arranjos do Maestro, seu primeiro trabalho é um CD divulgação com quatro composições inéditas e de própria autoria.

Agora com vinte anos, já começa a figurar no cenário das casas de show do Rio como revelação, e em um lugar que se sente muito à vontade: O palco. Nele, contrapondo seus olhos azuis, exalta uma sadia e bem humorada malandragem nos gestos e maneira de cantar. O timbre forte, a interpretação com alma, e a estampa de garoto, arrematam a receita de um carisma que tem sido conferido em suas recentes e bem-vindas incursões pelo universo do samba. Leo Russo, é o velho e o novo, seu talento é nato, e promove o resgate de uma geração. Viva a música brasileira.

Um comentário:

  1. Leo Russo, um rosto lindo de traços marcantes. Este jovem mostra que tem talento, e óbvio, samba faz parte de sua vida e ele canta e encanta. Beleza e voz, juntas, fazem deste jovem talentoso, uma grande promessa de enorme êxito.

    ResponderExcluir