Tudo começou da idéia de criar uma escolinha de tamborim no intuito de oferecer oportunidade a aqueles que sonham em desfilar em uma bateria de escola de samba. A princípio a idéia era meio irreal, eles queriam muito mas não sabiam como, não tinham a estrutura necessária, talvez nem eles mesmos acreditassem que pudessem começar e se dar bem ... Mas Ricardo e Sinesio que são amantes do carnaval e desfilantes inveterados das baterias de escola de samba resolveram investir na idéia e tentar. Criaram em 05/05/2002 a escolinha Tamborim Sensação, carinhosamente chamado de TS, e a partir daí, a idéia de formar um grupo de novos ritmistas, com o perfil de uma grande família foi se tornando realidade. O projeto no início contava com alguns outros colaboradores diretos, que aos poucos foram se afastando por motivos pessoais ou por não suportar o puxado ritmo de trabalho que o TS exigia. Os dois amigos foram descobrindo que a paixão pelo carnaval e pela bateria de uma escola de samba poderia reunir muito mais adeptos do que eles imaginavam. E também foi de forma gradativa que o projeto foi sendo descoberto. A escolinha começou com apenas um aluno e dois meses depois, já totalizava 75 participantes. As aulas são ministradas todos os sábados sob supervisão de seus diretores. Ricardo atual Mestre de Bateria do GRES Arranco que começou sua trajetória no Tuiutí em 2003 até o carnaval de 2006, e diretor de tamborins da Unidos da Tijuca de 2000 à 2005 com passagens por diversas outras escolas e Sinesio atual Diretor de Bateria do Arranco, Diretor de Tamborim do Tuiutí nos anos de 2004 e 2005.
O projeto conta com a participação dos colaboradores Luis (excelente ritmista de tamborim e ex diretor de tamborim da Caprichosos de Pilares), que divide os ensinamentos do tamborim com o Diretor Ricardo. Hoje em dia, depois de algum tempo de estrada, o projeto já se solidificou e a escolinha conta com três turmas de tamborim classificadas como Iniciante, Intermediário e Avançado, com aulas de marcação, caixas de guerra, repique e chocalhos. As aulas de caixa, repique e marcação conta com o colaborador Mestre Claudinho (Diretor de Bateria). Cada um tem a sua função na equipe. Não existe lugar para estrelismos ou auto-promoção. “Tudo é discutido e decidido em grupo, em prol sempre dos alunos. O projeto tem dado tão certo que ao longo desses 4 anos de difícil caminhada, mais de 1.000 alunos já passaram pelos nossos ensinamentos, com boa parte deles conseguindo desfilar em escolas de samba dos grupos Especial, A, B, entre outros, o que é muito gratificante para nós". O projeto cresceu tanto que hoje é reconhecido por vários Mestres de bateria do Rio de Janeiro que nos dão apoio inclusive deixando nossos alunos desfilarem em suas escolas, Presidentes de Escolas, Entidades e Associações do Samba e Cultura, mídia e amantes do samba espalhados pelo mundo que nos mandam e-mail e cartas elogiando o projeto e projeção também em São Paulo. Hoje o TS é tão forte que possui vários modelos de camisas diversas, camisetas, boné, adesivo, chaveiro, baqueta, bolsas de tamborim e chocalho, lista de discussão e grupo-show.
Além de tudo isso o grupo ainda arranja tempo de fazer seu papel social, afinal todos são pessoas honradas e de grande valor. Todo mês, é recolhido 1 kg de alimento não perecível de cada aluno para que seja feita a entrega àqueles que precisam, sendo que em meses especiais esse alimento é substituído por brinquedo para as crianças, agasalhos, medicamentos e etc. É na quadra durante os ensaios do GRES Arranco, que é possível conferir o trabalho que Ricardinho está fazendo à frente da bateria com a participação em peso da rapaziada do grupo Tamborim Sensação e dos alunos que mais se destacam nas aulas. A batida está tão boa que dá vontade para quem assiste de aprender a tocar o instrumento e participar das aulas e do projeto. "É só questão de querer, venha conferir todo o nosso trabalho pois o clima é excelente, as pessoas se entrosam e ficam grandes amigos, além de que as aulas são para qualquer idade". Para participar, basta comparecer aos sábados, a partir das 15:00h, na quadra do GRES Arranco do Engenho de Dentro - Rua Adolfo Bergamini nº 196 – Engenho de Dentro – RJ, entre à rua dias da Cruz e estação do Engenho de Dentro. Depois, é só pegar seu instrumento e mandar ver na performance.
fonte: Tamborim Sensação
Nenhum comentário:
Postar um comentário