casa rosa

Ponto vital na historia do Bairro das Laranjeiras e nas estórias de muitos que tiveram sua iniciação nos famosos quartos da Casa Rosa. Este casarão foi construido no início do século com o objetivo de agradar aos prazeres da alta sociedade, mantendo assim um padrão de qualidade em sua arquitetura e detalhes como azulejos portugueses e pinturas em azulejo ainda em exposição na casa, atendiam plenamente a todos os comerciantes, políticos e coronéis que por ali passavam. O cabaré funcionou como casarão de luxo até meados dos anos 80, onde viu seu declinio e consequente encerramento de suas atividades, deixando senhores saudosos e divertidas lembranças de muitos que se emocionam ao entrar na casa atualmente.


O sambista Walter Alfaiate, 77 anos, canta na última roda do ano na Casa Rosa (RJ). Ele foi acompanhado por músicos do Sereno da Madrugada, Bangalô, Cana de Litro e A Rocha.

No fim dos anos 90 começaram a se realizar eventos de Forró e samba que recuperava e criava um novo público carente de atividades culturais no bairro das laranjeiras.Festas como o Xote Coladinho e o Pessoas do Século Passado geraram amigos e colaboradores para uma nova fase de criação de um Centro Cultural, que oficializou suas atividades em 2004.Várias reformas foram feitas para atender melhor o público em geral, porém mantendo o padrão da arquitetura e respeitando o conceito e valor histórico do casarão. A Casa Rosa atende a todos os tipos de público através de suas diversas atiividades e programação.Durante a semana recebe moradores do bairro e pessoas da comunidade local para suas oficinas e cursos de dança,música e artes das mais diversas, além de eventos de poesia nos fins de tarde e saraus.Nos fins de semana tem uma agenda que conta com programação variada, de samba, forró, rock, Mpb,chorinho além de musica regional em eventos que reunem pessoas de todas as idades.

fonte: Casa Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário