Imperatriz conta a história de Ramos



Imperatriz leva história do bairro de Ramos para a Marquês da Sapucaí. Sabe o que têm em comum a Imperatriz Leopoldinense, o bloco Cacique de Ramos e o maestro Villa-Lobos? Todos cresceram em um dos berços do samba no Rio: Ramos. Sandra Moreyra conta a história. A ferrovia corta o bairro simples no subúrbio da Leopoldina. O som do trem sobre os trilhos marcou ritmo, como um coração. Ramos nasceu com a chegada do trem em 1886.

A estrada de ferro iria cortar as terras de uma grande fazenda de cana-de-açúcar e café. Os donos da fazenda, a família Ramos, concordaram com as obras do trem, desde que no local fosse feita uma estação. O maestro Villa-Lobos morou no bairro quando jovem. O violinista Baden Powell também. O maestro Paulo Moura tem raízes fincadas em Ramos. Sede da Imperatriz Leopoldinense e do Cacique de Ramos, o bairro traçou caminho na geografia do samba. Essa história vai desfilar em 2009 na Sapucaí.

“Vamos estar juntinhos lá na avenida, participando desse feito, para nós, histórico na vida do Fundo de Quintal e do Cacique de Ramos”, declara o presidente do Cacique de Ramos Bira Nascimento. “A música é boa. Aí, o povo fica animado. Eu acho que eles têm que ter amor pela região, pelas pessoas, pelas tradições dele. A Imperatriz vai sir mais rainha do que nunca e comemorando 50 anos. É uma cinqüentona de respeito”, afirma a carnavalesca Rosa Magalhães.

fonte: Sandra Moreyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário