
Foi nesse momento de transição, e através de uma parceria acidental, que Rui Ribeiro se uniu ao compositor e instrumentista Alexandre Marinho. Na casa de amigos comuns, a conversa, que inicialmente parecia ser uma simples troca de experiências e gostos musicais, rendeu novos encontros. O início de tudo parece ter surgido da frase formulada por Alexandre "para cantar com alegria não é preciso baixaria", e aí a identificação dos dois pela busca de letras de samba com conteúdo social, muitas vezes divertido e outras tantas com um sotaque crítico. E a frase virou mote da primeira música. Os encontros para bate-papo, iniciados há cerca de cinco anos, passaram a ter hora semanal e objetivo definido: compor músicas recriando o samba de raiz. E o resultado não podia ser melhor: o CD "Samba na Corda Bamba" (2005). O disco tem sonoridade totalmente acústica, buscando recriar o clima do samba no quintal sob as fruteiras, como diria Rui. As referências musicais vêm dos velhos mestres, como Cartola, Nelson Cavaquinho e Noel Rosa. Além de sambistas da segunda geração do samba, a exemplo de Paulinho da Viola, Nei Lopes, Paulo César Pinheiro, Elton Medeiros e chorões consagrados como Jacó do Bandolim.
Atualmente, Rui se divide entre dois projetos musicais: a sua já consagrada parceria com o Movimento Mesa de Samba Autoral de Pernambuco, projeto este, composto por grandes compositores de samba de raiz pernambucanos, como Selma do Samba, Paulo Perdigão e Tadeu Júnior - com quem dividiu o palco do Acaiaca no reveillon de 2008/2009 de Boa Viagem - e o lançamento do novo CD de Rui Ribeiro intitulado "CONVITE", que teve a primeira Noite de Autógrafo em Janeiro do corrente na Livraria Cultura onde se encontra à venda desde então. No repertório, 16 músicas; sendo 3 releitura de composições já gravadas e 13 inéditas. Todas autorais. Participam do disco alguns dos músicos mais respeitados na cena do samba e do choro de Pernambuco, como: Alex Sobreiro, Elias Paulino, Bruno Cavalcante, Valdemir da Flauta, Lucas dos Prazeres, Jeová da Gaita, Naara, Marisa Jonhson, Mesa de Samba Autoral de Pernambuco entre outros estrelares.
Na semana pré-carnavalesca (2009), a Mesa de Samba Autoral de Pernambuco foi batizada oficialmente pela Velha Guarda da Mangueira no palco da Fundarpe no Fortim do Queijo em Olinda. Já na segunda-feira de carnaval, Rui Ribeiro fez mais um palco da Fundarpe em Vitória de Santo Antão e na noite seguinte (terça-feira) estava com a Mesa de Samba no palco do Pátio de São Pedro em Recife. No início de Abril apresentou o show “Convite” em comemoração ao 1º Ano do Projeto Acordes para o Museu no Instituto Ricardo Brennand e estará se apresentando quinzenalmente (nas quartas-feiras) com a Mesa de Samba no Bar Teatro Mamulengo que fica na Praça do Arsenal a partir de 1º de Abril das 20:30hs às 22:30hs.
Site: Rui Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário