Rui Ribeiro

Natural do Recife, o psiquiatra, cantor e compositor Rui Ribeiro, apesar de não ter tido uma formação musical tradicional e nunca ter aprendido a tocar nenhum instrumento, sempre foi um ouvinte compulsivo da boa música. Na adolescência, participou de festivais de música do Colégio São Luiz e, com os amigos da escola, fez parte de uma banda chamada Rosa dos Ventos, onde já realizavam um trabalho autoral voltado para as raízes nordestinas (apesar de ser uma banda de rock e pop). Com a entrada na universidade, a banda se desfez.

Foi nesse momento de transição, e através de uma parceria acidental, que Rui Ribeiro se uniu ao compositor e instrumentista Alexandre Marinho. Na casa de amigos comuns, a conversa, que inicialmente parecia ser uma simples troca de experiências e gostos musicais, rendeu novos encontros. O início de tudo parece ter surgido da frase formulada por Alexandre "para cantar com alegria não é preciso baixaria", e aí a identificação dos dois pela busca de letras de samba com conteúdo social, muitas vezes divertido e outras tantas com um sotaque crítico. E a frase virou mote da primeira música. Os encontros para bate-papo, iniciados há cerca de cinco anos, passaram a ter hora semanal e objetivo definido: compor músicas recriando o samba de raiz. E o resultado não podia ser melhor: o CD "Samba na Corda Bamba" (2005). O disco tem sonoridade totalmente acústica, buscando recriar o clima do samba no quintal sob as fruteiras, como diria Rui. As referências musicais vêm dos velhos mestres, como Cartola, Nelson Cavaquinho e Noel Rosa. Além de sambistas da segunda geração do samba, a exemplo de Paulinho da Viola, Nei Lopes, Paulo César Pinheiro, Elton Medeiros e chorões consagrados como Jacó do Bandolim.

Atualmente, Rui se divide entre dois projetos musicais: a sua já consagrada parceria com o Movimento Mesa de Samba Autoral de Pernambuco, projeto este, composto por grandes compositores de samba de raiz pernambucanos, como Selma do Samba, Paulo Perdigão e Tadeu Júnior - com quem dividiu o palco do Acaiaca no reveillon de 2008/2009 de Boa Viagem - e o lançamento do novo CD de Rui Ribeiro intitulado "CONVITE", que teve a primeira Noite de Autógrafo em Janeiro do corrente na Livraria Cultura onde se encontra à venda desde então. No repertório, 16 músicas; sendo 3 releitura de composições já gravadas e 13 inéditas. Todas autorais. Participam do disco alguns dos músicos mais respeitados na cena do samba e do choro de Pernambuco, como: Alex Sobreiro, Elias Paulino, Bruno Cavalcante, Valdemir da Flauta, Lucas dos Prazeres, Jeová da Gaita, Naara, Marisa Jonhson, Mesa de Samba Autoral de Pernambuco entre outros estrelares.

Na semana pré-carnavalesca (2009), a Mesa de Samba Autoral de Pernambuco foi batizada oficialmente pela Velha Guarda da Mangueira no palco da Fundarpe no Fortim do Queijo em Olinda. Já na segunda-feira de carnaval, Rui Ribeiro fez mais um palco da Fundarpe em Vitória de Santo Antão e na noite seguinte (terça-feira) estava com a Mesa de Samba no palco do Pátio de São Pedro em Recife. No início de Abril apresentou o show “Convite” em comemoração ao 1º Ano do Projeto Acordes para o Museu no Instituto Ricardo Brennand e estará se apresentando quinzenalmente (nas quartas-feiras) com a Mesa de Samba no Bar Teatro Mamulengo que fica na Praça do Arsenal a partir de 1º de Abril das 20:30hs às 22:30hs.

Site: Rui Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário