Paulinho Mocidade



Dando continuidade á Seção no sambaderaiz.net Vozes do Carnaval, seção esta aonde procurarei divulgar os intérpretes (puxadores) de sambas-enredo, mostrarei o trabalho (biografia) de Paulinho Mocidade. Paulinho Mocidade é cantor, compositor e músico profissional com registro na Ordem dos Músicos do Brasil. A inspiração musical surgiu em casa. O pai, João Alves de Jesus, natural de Petrolina-PE, foi clarinetista da banda da polícia militar do Estado do Rio de Janeiro.Aos 19 anos, Paulinho Alves, como era chamado, ingressou na ala de compositores da Mocidade Independente de Padre Miguel, sendo na época o compositor mais jovem da agremiação.

Na ocasião atuava paralelamente nas funções de Fuzileiro Naval da Marinha do Brasil e jogador de futebol, com passagens pelo Bangu, América-RJ e Campo Grande. Chegou a receber propostas de clubes como Fluminense-RJ e Vera Cruz-MEX, no entanto seguiu a carreira musical. Na Mocidade conquistou (como compositor) três sambas-enredo: “Como era verde o meu Xingu” (1983); “Elis um trem de emoções” (1989) e “Sonhar não custa nada, ou quase nada…” (1992) - obra que se tornou um dos principais sambas da agremiação e do carnaval do Rio de Janeiro.
Em 1990 assumiu o posto de intéprete oficial da Mocidade sendo campeão no mesmo ano e bicampeão em 1991. Na mesma época foi contratado pela Rede Globo de Televisão e se tornou o primeiro cantor da vinheta “Globeleza”. Tem como “grito de guerra”: “Chegou a hoooooora!!!!”.
Foi também o cantor oficial da Unidos da Tijuca, Império da Tijuca, Águia de Ouro-SP, Aliança-SC, Imperatriz Leopoldinense (onde foi tricampeão com a agremiação) e recebeu do radialista Miro Ribeiro o apelido de “Incendiário da Sapucaí”, pela animação e garra na interpretação dos sambas.

Em 2009 retornou à Imperatriz, onde foi escolhido para cantar o samba-enredo que fazia menção ao cinqüentenário da escola do bairro de Ramos. Em 2010 foi contratado para ser o cantor da “Embaixadores do Ritmo”, do carnaval de Porto Alegre - no ano em que a agremiação festejava 60 anos de fundação. Em 2011 foi também o intérprete da escola do sul do país.
É compositor, sendo gravado por nomes como Emílio Santiago, Dona Ivone Lara, Seu Jorge, Ana Carolina, Dudu Nobre, Dorina, Marcelinho Moreira, entre outros.

O cantor também tem no currículo as medalhas Pedro Ernesto e Tiradentes, pelos benefícios em prol da cultura brasileira. Esteve em países da América do Sul, América do Norte e Europa levando o samba carioca. Atualmente é artista do Rioscenarium - principal casa de shows da cidade, localizada na Lapa - onde realiza temporada trimestral. Foi também um dos 10 finalistas do 5º Concurso Nacional de Marchinhas da Fundição Progresso, que teve 1.200 obras inscritas em todo Brasil.

Nas parcerias musicais assinou obras com Dona Ivone Lara, Martinho da Vila, Wilson das Neves, Franco, Durval Ferreira, Claudinho Guimarães, Paulinho Rezende e Jurandir Bringela (com quem compôs “Se o caminho é meu” - sucesso na voz de Dona Ivone Lara e regravada por Dorina, Seu Jorge e Ana Carolina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário